Fiat poderá lançar motor sem árvores de cames

Ir em baixo

Fiat poderá lançar motor sem árvores de cames

Mensagem  TTED em Qua Dez 10, 2008 5:20 pm

A ideia já tinha sido apresentada no Salão de Frankfurt, em 2005, no entanto parece que só agora a Valeo conseguiu transformá-la em realidade. Este conhecido fabricante de componentes desenvolveu um motor sem árvore de cames, que utiliza um sistema movido mediante solenoides electromagnéticos para reduzir as emissões poluentes em cerca de 20% e ao mesmo tempo melhorar as prestações.

Projectado em parceria com a Jacobs Vehicle Systems e a Lotus Engineering, o avanço deste sistema sofreu alguns retrocessos desde que foi anunciado pela primeira há alguns anos atrás, particularmente na sua implementação em motores de três e quatro válvulas por cilindro. Agora, tudo parece ter sido corrigido e evoluído de forma a poder chegar ao mercado, mesmo em mecânicas muito evoluídas tecnologicamente.

Concretizado o projecto, a Valeo procura marcas interessadas nesta tecnologia. Varias fontes apontam que a Fiat esteja interessada nesta tecnologia para o motor de 900cc que vai ser proposto no 500, a ser lançado em 2009. Esta nova mecânica iria ter o nome de «Multiair» e poderia chegar também à Alfa Romeo, através do Júnior.

As informações são ainda escassas, mas é esperado que no Salão Automóvel de Genebra sejam reveladas todas as informações e possivelmente a confirmação desta tecnologia nos modelos do Grupo Italiano.

_________________
TTED - Audi TT 2.0 T FSI 2WD S-Tronic
avatar
TTED
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 690
Idade : 36
Localização : Verdizela - Portugal
Data de inscrição : 23/11/2008

Ver perfil do usuário http://lagoasclub.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum