Fiat poderá lançar motor sem árvores de cames

Ir em baixo

Fiat poderá lançar motor sem árvores de cames Empty Fiat poderá lançar motor sem árvores de cames

Mensagem  TTED em Qua Dez 10, 2008 5:20 pm

A ideia já tinha sido apresentada no Salão de Frankfurt, em 2005, no entanto parece que só agora a Valeo conseguiu transformá-la em realidade. Este conhecido fabricante de componentes desenvolveu um motor sem árvore de cames, que utiliza um sistema movido mediante solenoides electromagnéticos para reduzir as emissões poluentes em cerca de 20% e ao mesmo tempo melhorar as prestações.

Projectado em parceria com a Jacobs Vehicle Systems e a Lotus Engineering, o avanço deste sistema sofreu alguns retrocessos desde que foi anunciado pela primeira há alguns anos atrás, particularmente na sua implementação em motores de três e quatro válvulas por cilindro. Agora, tudo parece ter sido corrigido e evoluído de forma a poder chegar ao mercado, mesmo em mecânicas muito evoluídas tecnologicamente.

Concretizado o projecto, a Valeo procura marcas interessadas nesta tecnologia. Varias fontes apontam que a Fiat esteja interessada nesta tecnologia para o motor de 900cc que vai ser proposto no 500, a ser lançado em 2009. Esta nova mecânica iria ter o nome de «Multiair» e poderia chegar também à Alfa Romeo, através do Júnior.

As informações são ainda escassas, mas é esperado que no Salão Automóvel de Genebra sejam reveladas todas as informações e possivelmente a confirmação desta tecnologia nos modelos do Grupo Italiano.

_________________
TTED - Audi TT 2.0 T FSI 2WD S-Tronic
TTED
TTED
Admin
Admin

Masculino Número de Mensagens : 690
Idade : 37
Localização : Verdizela - Portugal
Data de inscrição : 23/11/2008

Ver perfil do usuário http://lagoasclub.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum